De Esperança a Vespasiano Corrêa – Seu povo, suas memórias

A história de um município vai além do que os documentos oficiais apresentam. Esta ligada a história do lugar e das pessoas que por este espaço circularam. Em Vespasiano Corrêa não é diferente. As pessoas transformam o lugar, modificam a paisagem e estabelecem a sua vida individual, em família e em comunidade, vivenciam e são a história e a trajetória do espaço que ocupam e no qual deixam sua marca. 

E foi esta qualidade histórica, pessoal e coletiva, orgulhosa de si, de suas realizações e, portanto, signo de pertencimento, o motor deste projeto que teve por objetivo perpetuar uma página importante da formação do Vale do Taquari.

Com realização da Associação dos Amigos dos Moinhos do Vale do Taquari – AAMoinhos, – entidade de preservação da cultura e da memória, gestora de equipamentos culturais reconhecidos nacional e internacionalmente, como o Museu do Pão, em Ilópolis e Museu do Tijolo, em Arvorezinha, articuladora de inúmeras iniciativas culturais no Alto do Vale do Taquari –, patrocínio de Ciamed, Cerfox e Dimaci e parceria da Prefeitura Municipal de Vespasiano Corrêa, juntamente a colaboradores e comitê municipal de pesquisa, temos o prazer de entregar a toda a comunidade Vespasianense, o livro “De Esperança a Vespasiano Corrêa – Seu povo, suas memórias”.

Financiado pelo PRÓ-CULTURA, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – LIC/RS e pela Prefeitura de Vespasiano Corrêa, o livro foi elaborado a partir de minucioso trabalho do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates, com autoria dos professores pesquisadores Marcos Rogério Kreutz, Patricia Schneider e coordenação de Neli Teresinha Galarce Machado, além de importante colaboração do pesquisador autônomo vespasianense, Cassiano Faggion e pela memória afetiva de seus moradores, descendentes de imigrantes italianos, poloneses, franceses e alemães, atualizando o legado histórico e contemporâneo do município, que, ao longo de 2021, comemora, também, os seus 25 Anos de Emancipação Política.

Sediane Dall Agnol Roman, Diretora Geral – Presidente da AAMoinhos, salienta que, democratizando o acesso ao conteúdo impresso, o livro também conta com uma versão digital, que já se encontra disponível para download gratuito no site oficial do projeto: www.deesperancaavespasiano.com.

Para ler, basta baixar o arquivo e acessá-lo a partir do leitor de ebooks do próprio celular, tablet ou computador. Ou fazer o download de leitores de livros digitais como Kindle e Kobo, nas lojas de aplicativos. 

O lançamento oficial acontece nesta sexta-feira, 18 de junho, a partir das 16 horas no CTG Galpão do Tio Chico, em Vespasiano Corrêa. Seguindo os protocolos de enfrentamento à Covid-19, terá transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura Municipal de Vespasiano Corrêa e contará com a presença de autoridades e representantes de entidades e sociedade civil locais, prefeitos do G17 e da Secretária de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: